CARBOFOBIA

CARBOFOBIA

Em tempos de fobia aos carboidratos, a gente PRECISA RELEMBRAR: existem MUITAS boas opções, sim! E você precisa ter isso esclarecido do profissional que o acompanha, já que uma dieta com restrição moderada ou severa de carboidrato não resolve (ufaaa) a vida de 100% das pessoas. Algumas dicas:
1. É natural? Batatas em geral, mandiocas em geral, inhame, cará, aveia, quinoa... se sim, grandes chances de serem ótimas opções!
2. Frutas? Super bem-vindas, TODAS!
3. Industrializados? Tipos barras de cereais, doces, biscoitos... precisa ler rótulo. Quais os ingredientes e em que ordem aparecem (a lista é em ordem crescente)? Farinha de trigo, farinha de arroz, dextrose, maltodextrina, xarope de frutose ou de glucose, sacarose, glicose... NÃO ACONSELHO, podem favorecer o aparecimento de muitos problemas - disbiose, ganho de gordura, acúmulo de gordura no fígado, hiperinsulinemia, inflamação... Farinhas melhores: de grão de bico, quinoa, aveia (além de coco e amêndoas, mas não entram no grupo carboidrato). Uma vez mais seletivo com a qualidade, aí é com a #nutricionista: como, quando e quanto irá constar na sua rotina? Quais seus objetivos e necessidades? Achou sua dieta muito permissiva em carbo? Certamente vc deve ter um bom controle dos “extras”, os furinhos. Achou restrição demais? Será que não é uma tentativa de compensar, por que vc AINDA FURA DEMAIS sua dieta? Pense nisso, mais vale fazer esforço em regular essas escapadas do que viver numa prisão tendo que comer pouquíssimo carboidrato.

 

Nutricionista - Talita Capoani

Insta: @nutritalitacapoani