Conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira o mulungu é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados com o estresse, deixando o indivíduo mais tranquilo para desempenhar as tarefas diárias.
O seu nome científico é Erythrina mulungu e pode ser comprado em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura.
No Brasil há 6 espécies de mulungu, uma em cada um dos biomas (só não ocorre mulungu nos Pampas gaúchos). Seu uso medicinal é reconhecido para duas espécies, pelo menos.
Mulungu é sempre uma Erythrina “qualquer coisa”:
O mulungu serve para ajudar no tratamento de estados emocionais como histeria,insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão, distúrbio de sono; e de doenças como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite, epilepsia, insuficiência urinária, gengivite ou bronquite asmática.
As propriedades do mulungu incluem a sua ação calmante, antiasmática, analgésica, diurética, expectorante, hipnótica, hipotensiva, narcótica, sedativa, tranquilizante, antidepressiva, hepatoprotetora, hipotensiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória.
A parte usada do mulungu é sua casca que pode ser comprada na forma natural ou em pó.
As sementes desta planta não devem ser usadas, uma vez que possuem alcalóides tóxicos que podem colocar a vida em risco.
Mas, o mais recomendado é que você procure um fitoterapeuta que tenha profundo conhecimento do uso desta planta pois, uma das principais, e mais perigosas ações do mulungu (rico em erythrinina) é paralisar a musculatura – é com esse efeito, bem dosado, que essa planta trata pressão alta, taquicardia, agitação, nervosismo.
Sempre fique atenta as informações antes de consumir, todo alimento.
Fonte: www.boascalorias.com.br
Insta: @isabela.matosnutri