Muito usada na medicina popular, a Espinheira-Santa que já era utilizada pelos índios há muito tempo, tem esse nome devido suas folhas, possuírem pontas lembrando espinhos e por ser considerada um santo remédio. A Espinheira-santa, também conhecida por Maytenus ilicifolia,é uma planta que nasce geralmente em países e regiões de clima ameno, como o sul do Brasil.
A Espinheira-Santa também é chamada por outros nomes: cancorosa, cancerosa, cancorosa-de-sete-espinhos, coromilho-do-campo, erva-cancerosa, cangorça, espinho-de-Deus, limãozinho, espinheira-divina, marteno, pau-josé, maiteno, salva-vidas e sombra-de-touro
Essa planta é muito usada em casos de gastrite, dores de estômago, úlcera gástrica e azia, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular e, além disso, reduzem a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago. Combate também a H. Pylori e aos refluxos gástricos.
Trata e previne: Sistema Gastrointestinal
Além de beneficiar o trato gastrointestinal, a Espinheira-santa possui propriedades diuréticas, laxativas, depurativas do sangue, anti-infecciosas, e pode ser usada em casos de acne, eczema e cicatrizes.
Outros benefícios e efeitos da espinheira santa incluem:
Esta planta é também usada como remédio caseiro em casos de câncer devido as suas propriedades analgésicas e antitumorais. Estudos demonstraram a atividade de substâncias presentes na espinheira santa contra células cancerosas, e tumores em concentrações bastante baixas.
A parte da planta mais utilizada são as folhas, que são ricas em taninos, polifenóis e triterpenos, com várias propriedades terapêuticas.
Como preparar o chá de Espinheira Santa?
1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa
1 xícara de água fervente
Preparo: Adicionar as folhas de espinheira santa à água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e tomar morno. As doses recomendadas de chá de espinheira santa são de até três xícaras ao dia, tomar uma xicara em jejum e as demais 30 minutos antes do almoço e jantar.
Contraindicações
A Espinheira-santa não deve ser utilizadas por pessoas com histórico de alergia a esta planta. Não deve ser utilizada durante a gravidez, devido ao seu efeito abortivo, e mulheres que estão amamentando, pois pode provocar redução da quantidade de leite materno. Contraindicada em crianças abaixo dos 12 anos.
Fonte: www.boascalorias.com.br
Insta: @isabela.matosnutri